Sem apoio do TJMG, data-base e auxílios travam na Assembleia Legislativa

quinta-feira, 09/08/2018 13:05

Programa Agenda Minas exibe o ato Público e protesto que aconteceu no dia 8 de agosto, na ALMG, realizado pelo SERJUSMIG, o SINJUS-MG, SINDOJUS/MG e SINDSEMPMG, cobrando dos deputados a aprovação de projetos que conceda reajustes salariais. Vem aí o IV Congresso Nacional de Direito Sindical. O evento será nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e traz o tema “A Derrocada dos Direitos Trabalhistas e a Tentativa de Aniquilamento do Sindicalismo. E já está tudo pronto para a 11 edição da festa do sindicato que representa os empregados em empresas de asseio, conservação e limpeza urbana da região metropolitana de Belo Horizonte. O evento será no dia 26 de agosto, de 9h às 14h, no sítio Bora Bora, em Betim.

Publicado por Agenda Minas em Segunda, 20 de agosto de 2018

Atendendo à convocação do SINDOJUS/MG, SINJUS, SERJUSMIG e SINDSEMP-MG, centenas de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG marcaram presença no ato público unificado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG nessa quarta-feira, 08/08/18, cobrando a aprovação da Data-base 2017 (PL 4873/17) e dos auxílios-saúde e transporte (PL 5181/18). Contudo, apesar de toda mobilização, os projetos não foram pautados pelo Plenário da ALMG.

A justificativa dada por alguns parlamentares para que os projetos não tenham avançado na Casa Legislativa é de que a Presidência do TJ não deu “sinal verde” para suas aprovações. Essa informação coloca em xeque o compromisso firmado pelo Desembargador Nelson Missias em reunião com os sindicatos no dia 27/07/18, quando o mesmo afirmou que se empenharia ao máximo para que a Data-base fosse votada na sessão do dia 08/08/18.

Causando ainda mais indignação, os servidores receberam a notícia de que, de fato, o Desembargador Nelson Missias esteve na ALMG durante a quarta-feira, mas somente para tratar de outros projetos de interesse da administração, como o PL 4909/18, que transforma cargos de recrutamento limitado (exclusivos para servidores efetivos) em cargos de recrutamento amplo. Por intermédio da Presidência, o PL 4909/18 já será pautado nessa quinta-feira, 09/08/18, enquanto os projetos dos servidores já não possuem qualquer previsão de irem à votação.

Andréa Fernandes de Almeida, Comarca de Belo Horizonte/BG

Colegas, a participação de vocês é essencial, uma vez que temos que demonstrar nossa insatisfação.

Andréa Fernandes de Almeida, Comarca de Belo Horizonte/BG

O episódio dessa semana na ALMG demonstrou claramente que as conquistas da data-base e dos merecidos auxílios-saúde e transporte não ocorrerão sem a pressão dos servidores. A Presidência do TJ, detentora da influência e dos meios necessários para que esses projetos tenham prosseguimento, tornou óbvio com suas ações que não está comprometida em garantir nossos direitos. Por isso, é de extrema importância que estejamos mobilizados e atentos a qualquer novo chamado do Sindicato. A Diretoria continuará, como sempre esteve, empenhada em alcançar a vitória ao final desta batalha.

#UnidosSomosMaisFortes!