Dia dos Pais

SER PAI: UMA DESCOBERTA DIÁRIA

sexta-feira, 06/08/2021 14:59

“Quando nasce um filho, nasce com ele um pai”.

Ser pai é uma transformação contínua, uma descoberta diária. Não existe um manual repleto de regras e dicas a seguir ou deixar de seguir; tudo é aprendido na prática, com erros e acertos. A evolução de um pai, com construções e desconstruções, é realizada junto ao(à) filho(a). A dimensão criada por essa união é refletida nas mais autênticas formas de amar e cuidar.

A paternidade sobrepõe o óbvio. Sua essência está além do ser, é preciso estar. O conceito de pai não é constituído apenas com a genética, pois o sujeito pode ter um filho e nunca ser pai, assim como pode ser pai aquele que nunca teve um(a) filho(a). Dessa forma, muitas vezes, essa função é exercida por outras figuras, como a da mãe, tios(as), irmãos(ãs), mestre, entre outros, pois a construção da relação é pautada no material mais precioso e resiliente: o amor.

O amor faz um pai disponível; protagonista e não expectador. Um porto seguro dos filhos(as). Uma presença fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Na vida de um pai, os medos, o cansaço, as inseguranças, assim como as, até então impensáveis abdicações, fazem parte de seu papel. A proteção instintiva é a demonstração que não existem impeditivos quando o tema é a luta em favor dos filhos(as).

A frutífera relação de pai e filho(a) é engrandecedora para ambos. Breves momentos de devaneios vendo suas características no filho(a); as noites em claro; os primeiros passos; o crescimento e a personalidade se aflorando; as primeiras convictas escolhas; o orgulho de tê-lo(a) criado; são momentos inesquecíveis.

Os pais sempre têm muito a ensinar para os seus filhos, com importantes lições passadas diariamente, porém, as mais importantes lições aprendidas pelos pais são ensinadas pelos filhos.

A vocês, aguerridos Oficiais de Justiça mineiros, guardiões do efetivo cumprimento e materialização das ordens judiciais, nossa especial homenagem. Feliz Dia dos Pais!

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #FelizDiadosPais