SINDOJUS/MG itinerante

SINDOJUS/MG itinerante: Visita às comarca de Lagoa Santa e Vespasiano

quarta-feira, 04/03/2020 13:41

Para nos reaproximar cada vez mais da nossa categoria e entender quais são as suas demandas, o SINDOJUS/MG realizou uma visita de cortesia às comarcas de Lagoa Santa/MG e Vespasiano/MG. No dia 03/03/20, o Diretor Geral Valdir Batista teve a oportunidade de ouvir e sanar muitas dúvidas de diversos colegas e principalmente reafirmando a legitimidade do nosso Sindicato.

LAGOA SANTA/MG

Durante o encontro em Lagoa Santa/MG, além dos Oficiais da comarca, fomos recebidos também por OJA’s de Belo Horizonte/MG que realizavam mutirão para auxiliar no cumprimento dos mandados acumulados.

Sendo muito bem recebido, tivemos a oportunidade de debater temas pertinentes à rotina de trabalho e as dificuldades enfrentadas. Dentre elas, as maiores demandas apresentadas relacionam-se à sobrecarga de trabalho, envolvendo o número de diligências e a carga horária elevada. Por consequência, o Oficial de Justiça aproveita menos tempo com atividades pessoais como simplesmente estar com a família. Outra questão é a abrangência de municípios distantes em dias de plantão, como Caeté por exemplo que fica à 80km.

Cláudia Londe Hormidas – Ganhadora do sorteiro para participar do III CONOJUS

Outro tema abordado foi o III CONOJUS – Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça, sendo que, além de sua apresentação, também foram sorteados brindes e ingressos para a participação do evento. A felizarda foi a Oficiala de Justiça Cláudia Londe, que com muita alegria garantiu a sua presença.

Achei uma visita excelente, que gera uma aproximação maior do SINDOJUS/MG com os Oficiais de Justiça. Não tínhamos uma relação tão próxima, pois o contato com o site é muito frio, agora com essa proximidade pessoal é totalmente diferente. São pessoas como nós, que sabem qual é a nossa realidade, das dificuldades que passamos e como é o trabalho externo. É muito bom ter vocês ouvindo as nossas demandas e levando aos órgãos responsáveis para resolvê-las. – Cláudia Londe Hormidas, Oficiala de Justiça da comarca de Lagoa Santa/MG.

Agradecemos de maneira especial aos Oficiais Ronan Pereira e Carlos Alberto que aproveitaram o encontro para se filiar ao Sindicato e unir forças às nossas lutas.

VESPASIANO/MG

Em seguida, a visitação aconteceu em Vespasiano/MG com uma recepção também muito acolhedora. As Oficialas nos aguardavam já com suas demandas previamente listadas. Foi mencionado principalmente sobre à infraestrutura do Fórum, pois há vários itens que causam desconforto como falta de ventilação, calor demasiado, pernilongos, falta de banheiros, prejudicando a produtividade da equipe. Em relação à tecnologia, existem apenas 4 computadores para 12 OJA’s gerando uma superlotação em uma minúscula sala, além de faltar ponto de acesso à internet e acesso ao PJE – Processo Judicial eletrônico.

Essa visita foi muito produtiva! O Sindicato veio nos apoiar para que possamos conseguir melhores condições de trabalho em nosso Fórum.

Somos 12 Oficiais em uma sala muito pequena, com 4 computadores, janelas que não abrem totalmente e sem ar-condicionado, então faz muito calor aqui. Outro problema é a segurança. O prédio tem uma entrada com detector de metais, que está instalado depois da nossa sala. Ou seja, qualquer pessoa que entre no Fórum tem fácil acesso à nossa sala sem precisar passar pela segurança. Já tentamos, por outros meios com o TJMG, conseguir melhores condições, porém os pedidos foram negados pela área de engenharia do Tribunal. Queremos recorrer os nossos direitos por meio do Sindicato.

Estamos em busca de mostrar ao TJ essa realidade, pois precisamos de um espaço maior para trabalharmos. – Roberta Costa Santos Andrade, Oficiala de Justiça da comarca de Vespasiano/MG.

Em janeiro de 2020, o Sindicato oficiou a direção do Foro de Vespasiano/MG quanto aos problemas da climatização, porém ainda não obtivemos resposta até então. Sabendo disso, foi solicitado uma reunião do SINDOJUS/MG com a direção do Foro para a tomada das devidas soluções.

Agradecemos aos Oficiais e Oficialas das comarcas de Lagoa Santa e Vespasiano por nos receber de maneira tão calorosa e atenciosa que fez destes encontros momentos bastante produtivos.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #OJA #VocêNãoEstáSó #IIICONOJUS #ParticipedoIIICONOJUS