Sobrecarga de trabalho na educação estadual

terça-feira, 05/11/2013 18:52

Denúncia já foi feita à Promotoria de Educação do Estado

O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) está convidando toda a sociedade mineira e, em especial, os profissionais da rede pública estadual de educação, para Audiência Pública que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas, no próximo dia 13 (de novembro), a partir das 13 horas, para discutir a falta de servidores para substituir trabalhadores afastados da escola por problemas de saúde, provocada pela proibição de contratação por parte da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

“A medida é desumana, já que sobrecarrega os funcionários que permanecem em trabalho. A orientação da SEE é válida para todo o estado, portanto, as escolas estaduais de Minas Gerais enfrentam, neste momento, uma situação de muita dificuldade”, reclama o Sind-UTE/MG, que formalizou essa denúncia à Promotoria de Educação do Ministério Público do Estado nessa segunda-feira, 4, e diz que pretende pedir ajuda também do Conselho Estadual de Alimentação Escolar.

O sindicato informa que o trabalho, antes desenvolvido por um determinado número de funcionários, passa a ser desenvolvido por um grupo menor, ocasionando sobrecarga de trabalho e até mesmo o comprometimento destas funções. O resultado disso são situações nas escolas em que o mesmo trabalhador responsável pela limpeza dos banheiros tem que se responsabilizar pela alimentação escolar. “A sobrecarga de trabalho irá ocasionar adoecimento de outros trabalhadores. A situação atinge os setores de Assistentes Técnicos da Educação e Auxiliares de Serviços. Mas pode atingir outros setores também”, salienta a entidade, que orienta suas subsedes, no interior do estado, a também denunciarem esta situação à imprensa local e comunidade escolar, para que a questão ganhe maior visibilidade em todo estado e mobilize para as atividades do dia 13 de novembro.

Em solidariedade aos bravos professores e demais trabalhadores da abandonada rede pública estadual de educação, o SINDOJUS/MG conclama os oficiais de justiça a participarem da audiência pública do próximo dia 13 e manifestarem apoio aos colegas do setor.

Fonte: Sind-UTE/MG