Geral

Viagens ao interior

sexta-feira, 12/02/2016 01:34

IMG_20140528_164443019

Oficiais de Uberlândia fazem relatos de visitas a colegas do Triângulo e Alto Paranaíba

Conforme informado pelo SINDOJUS/MG, os oficiais de justiça André Eustáquio Borges Filho, Igor Leandro Teixeira, Sebastião de Assis Vitorino e Marcelo Rosa, todos lotados na comarca de Uberlândia, traçaram um roteiro de viagens a seis comarcas vizinhas – Araguari, Estrela do Sul, Monte Carmelo, Coromandel, Patrocínio, e Patos de Minas – para se reunirem e conversarem com oficiais de justiça locais sobre diversos assuntos de interesse da categoria: filiação, estado de greve, nível superior, verba indenizatória, importância da sub-sede do SINDOJUS/MG etc..

Patrocinadas pelo Sindicato, as visitas teriam por objetivo tornar efetiva a atuação da sub-sede do Sindicato sediada em Uberlândia nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, promovendo a integração entre os mesmos e levando-lhes as últimas informações relativas à categoria e à entidade. “O objetivo da viagem foi aproximar o Sindicato de seus filiados conhecendo a rotina da profissão em cada comarca, suas peculiaridades locais e, principalmente, identificar as demandas da categoria”, completam os oficiais uberlandenses. Realizadas as visitas (a Araguari, Estrela do Sul e Monte Carmelo, em 28/05; e a Coromandel,

Patrocínio e Patos de Minas, em 29/05), eis o relatório apresentado por eles:

A primeira cidade visitada foi Araguari, contando com presença maciça dos oficiais da comarca. Os integrantes da comissão expuseram as últimas notícias sobre as lutas da categoria, esclarecendo as dúvidas dos presentes. O trabalho e o prestígio dos oficiais visitados à iniciativa se repetiram nas comarcas de Estrela do Sul, Monte Carmelo, Coromandel, Patrocínio e Patos de Minas.

Demandas Identificadas

Várias demandas comuns da categoria, que já são objeto de luta da diretoria do Sindicato, foram identificadas, além daquelas peculiares a cada comarca. As principais são: migração do Plano de Saúde da Unimed/Serjusmig para Unimed/SINDOJUS-MG, plantão regional, alvará eletrônico, majoração da verba indenizatória urbana e rural (oficiais de Patos de Minas percorrem mais de 400 km para cumprir um único mandado de assistência judiciária), nível superior, dentre outras.

Também foram identificadas algumas situações de desrespeito aos profissionais que exercem essa função tão importante. As mais graves foram identificadas nas comarcas de Araguari e Estrela do Sul. Em Araguari, os oficiais de justiça dividem uma pequena sala com a contadoria, existindo apenas um computador para uso de todos os oficiais, o que inviabiliza a certificação dos mandados cumpridos na estrutura própria do TJMG.

A situação mais grave foi observada na comarca de Estrela do Sul, onde, apesar de haver uma sala destinada aos oficiais de justiça, não existe a condição de trabalho no local. A sala está sendo utilizada como arquivo de processos, que se espalham sobre mesas, chão e cadeiras, e não dispõe de computador e ventilador. A comissão comunicou sobre a situação à auxiliar da administração do Fórum, senhora Eusa, e solicitou uma solução o mais breve possível. A comissão informou que o Sindicato acompanhará a solução do problema encontrado.

Os membros da comissão ressaltam a recepção calorosa que tiveram em todas as comarcas que visitaram e agradecem os colegas pelo carinho com que os receberam. Eles perceberam que a decisão da diretoria em aproximar o Sindicato dos filiados e não filiados, principalmente das comarcas do interior, é um trabalho necessário e de muita importância para categoria.

Veja fotos das viagens:

IMG_20140528_082136636 IMG_20140528_101259823_HDR IMG_20140528_123059317_HDR IMG_20140528_123343777_HDR IMG_20140528_144000158 IMG_20140528_164443019