Geral

Violência contra oficiais de justiça

sexta-feira, 21/03/2014 18:56

Ocorrência policiais mostram a necessidade de apoio do TJMG e CGJ para segurança da categoria

Aumentando ainda mais a lista de ocorrências policiais em que oficiais de justiça mineiros configurem como vítimas, seguem relatos de dois episódios ocorridos em 2013, na comarca de Governador Valadares, reforçando o que já tem sido alertado seguidas vezes pelo SINDOJUS/MG, ao TJMG e à Corregedoria Geral de Justiça, sobre os riscos constantes do exercício da função e da necessidade de apoio e equipamentos de segurança para que a categoria enfrente com mais tranquilidade o dia a dia trabalho.

Um dos episódios ocorreu no dia 24 de maio do ano passado. O oficial de justiça cumpria um mandado de intimação de arresto, em uma execução fiscal, no centro de Governador Valadares. Chegou a um estacionamento rotativo, onde se encontrava o homem procurado, identificou-se como oficial de justiça e deu ciência de que se tratava de uma diligência de intimação do arresto. Ouvindo isso, a homem tentou evadir-se do local, mas foi acompanhada pelo oficial de justiça, que o abordou novamente, ali perto, para lhe entregar a intimação. A reação do homem foi dirigir palavras de baixo calão para o oficial de justiça e dizer que, se este continuasse a procurá-lo, daria “vários tiros em sua cara”. Dito isso, retirou-se. O oficial, então, chamou em seu socorro uma viatura policial que passava próximo ao local, sendo atendido pelo cabo Marcos Silvério e pelo soldado Wilker, que o apoiaram no rastreamento, deslocando-se junto com ele até o estacionamento e residência da pessoa a ser intimada, mas não a encontrou.

O outro foi no dia 6 de junho, também de 2013. O oficial de justiça estava em um estabelecimento comercial. De repente, um homem de cor moreno-escura, de aproximadamente 1,80m de altura, trajando camisa amarela e bermuda florida, estruturalmente forte, cabelos crespos e curtos, apresentando dentição inferior frontal estragada, chegou xingando de “desgraça” e colocando a mão na cintura, passando a ideia de que estivesse armado, e anunciou o assalto. Retirou da gaveta aproximadamente R$ 130,00 em dinheiro, e, chegando a filha do dono comércio, pediu-lhe a bolsa e desta, retirou também mais R$ 20,00, depois saiu assustado, utilizando a bicicleta do oficial de justiça, que estava ali estacionada. Ao ser feito um rastreamento, pela Polícia Militar, foi mostrada uma foto que levou não só os donos do estabelecimento comercial e o oficial de justiça, mas também outra suposta vítima do mesmo assaltante, a identificar a mesma pessoa com suspeita dos mesmos roubos. Localizado o endereço do suspeito, foi feita diligência policial ao local, mas ele não foi encontrado.