5ª Conferência Estadual das Cidades

quarta-feira, 12/06/2013 19:18

Em discussão, a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano

Os oficiais de justiça avaliadores Sebastião Dimas de Campos e Cássio Sousa de Assis, da comarca de Coronel Fabriciano, representarão aquela cidade da região do Vale do Aço na 5ª Conferência Estadual das Cidades de Minas Gerais, evento que será realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no período de 20 a 22 de setembro próximo. Os dois oficiais de justiça foram eleitos para representar Coronel Fabriciano no evento  estadual durante a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Coronel Fabriciano, ocorrida no último dia 8, no campus da Unileste (Universidade do Leste do Estado), naquela cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Coronel Fabriciano.

Sebastião e Cássio participarão da Conferência Estadual como Delegados Titular e Suplente, respectivamente.

A Conferência

A Conferência das Cidades tem como foco principal o debate para implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integra e define os papéis dos governos federal, estadual e municipal em políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

A conferência consolida um processo iniciado com a inclusão das questões urbanas na Constituição de 1988 e depois com a criação do Conselho Nacional das Cidades e a construção de políticas e programas que buscam a justiça social e a democratização do Estado por meio do controle social.

De acordo com a integrante do comitê organizador da Conferência Municipal de Belo Horizonte, Lúcia de Almeida, a etapa de preparação da conferência é fundamental. “Por ser um evento grande, complexo e com objetivo muito importante de consolidar todas as demandas das populações em termos de políticas urbanas, todos os detalhes da organização devem ser bastante discutidos e planejados”, destacou.