A Voz da Regional

A VOZ DA REGIONAL: 13º Encontro Ressalta a Importância da Participação da Categoria

quinta-feira, 20/08/2020 17:07

O Projeto do SINDOJUS/MG “A Voz da Regional”, teve seu décimo terceiro momento com Oficiais e Oficialas de Justiça, sendo desta vez com as comarcas das Microrregiões XXXII, XXXIII, XXXIV e XXXV – Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Pitangui, Pompéu, Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Cássia, Ibiraci, Itamoji, Jacuí, Passos, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gotardo, Vazante, Tiros, Andradas, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas – no dia 20/08/2020, às 10h.

Este encontro teve a participação de Valdir Batista da Silva, Diretor Geral; Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Diretor Administrativo; José Adelcio Ferreira, Diretor Jurídico e; Dr. Bruno Batista Aguiar, advogado.

TEMAS DEBATIDOS:

Durante o encontro, os colegas Oficiais e Oficialas de Justiça tiveram a oportunidade de sanar dúvidas, com o devido esclarecimento do Dr. Bruno e os demais Diretores, relativas às Reformas da Previdência, sendo feita uma retrospectiva desde o início da Pandemia; manifestar relatos sobre os Plantões Regionaisapresentando pontos positivos e negativos das Comarcas; cumprimento de mandados em Zona Rural e urgentes; recebimento de EPI’s; sobrecarga de trabalho e a necessidade de mais Oficiais; as dificuldades enfrentadas pela Categoria; estratégias e objetivos do Sindicato; a importância da Categoria se atentar e ter garra para lutar pelos seus direitos;  entre outros assuntos.

“Foi uma experiência muito positiva! Essa reunião foi nessa modalidade em razão da Pandemia que estamos vivendo, mas eu acredito que, não só para o Sindicato, mas para várias outras organizações, essa modalidade de reunião irá permanecer, estreitando relações e sendo muito benéfica, afinal reduz custos, é mais ágil e consegue envolver muitas pessoas. Não substitui o contato pessoal, porque muitas vezes é necessário, mas pode ser mais frequente, porque é muito simples, precisando somente de internet, um celular e a pessoa consegue participar, é muito efetivo. É um mecanismo que vem para auxiliar a gente, para ter maior agilidade e maior contato.
Comentei também que precisamos ter mais participação dos sindicalizados e, dessa forma, eles conseguem participar mais das lutas do Sindicato. Eu achei que por ser uma região extensa, a participação dos Oficiais foi pouca, mas isso com o tempo vai melhorar, nós vamos trabalhar isso através dos meios de comunicação para conseguirmos uma adesão maior.
Com a participação do Jurídico, as necessidades, pendências e especificidade de cada região são anotada para tomar as devidas providências, então é uma experiência muito boa.
A reunião foi produtiva e benéfica, assim cada um em sua própria casa, do seu escritório, de qualquer lugar consegue participar. Então, agradeço ao Sindicato pela disponibilidade do Jurídico e dos Diretores para nos ouvir. Então que continue assim, que tenha reuniões com mais frequência. Minha avaliação é muito positiva, um abraço!.” – Thiago Belfort Monteiro, Oficial de Justiça da Comarca de Passos/MG.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar participando dessa reunião virtual, é uma oportunidade que temos de conhecer os Diretores, o Setor Jurídico, os colegas de outras Comarcas, de trocarmos experiência e falar sobre os nossos pleitos, dificuldades e da realidade das nossas Comarcas. Foi nos dada a oportunidade de fazermos as nossas pontuações e fazermos pedidos ao Sindicato, inclusive coisas que estejamos precisando em nossas Comarcas. Foi uma experiência muito boa, espero que seja a primeira de muitas. Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de participar de uma reunião presencial devido à distância da minha Comarca até Belo Horizonte, são 400 km, mas ainda quero participar de uma presencial, eu acho importante estar junto com os colegas.
Foi apontada uma reinvindicação minha relativa ao quadro de Oficiais que temos aqui, nós somos 3 mas eu estive sozinho por um tempo, pois um colega se aposentou e um outro saiu de férias prêmio e, esse último voltou das férias somente para me ajudar, é um colega muito bom. Porém, se não vier ninguém por remoção, ele vai se aposentar no ano que vem e vou ficar sozinho novamente, o que é complicado, minha Comarca é composta por 3 distritos, são muitas pessoas.
Agradeço a oportunidade e queria dizer que nosso Sindicato é muito importante para a nossa Categoria. Antes do Sindicato, nós não tínhamos direitos, tínhamos somente deveres, por isso quero agradecer à diretoria e agradecer pelo empenho que eles têm conosco, um abraço!” – Emerson Aroeira Salerno, Oficial de Justiça da Comarca de Cássia/MG.

PRÓXIMO ENCONTRO: 27/08/20 às 10h.

DATAMICRORREGIÃOCOMARCAS

quinta-feira, 27 de agosto de 2020MICRORREGIÃO XXXVIAbre Campo, Ervália, Jequeri, Ponte Nova, Viçosa, Raul Soares, Rio Casca e Teixeiras
 MICRORREGIÃO XXXVIIBorda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Extrema, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino e Pouso Alegre
 MICRORREGIÃO XXXVIIIEsmeraldas e Ribeirão das Neves
 MICRORREGIÃO XXXIXBrasília de Minas, Januária, Manga, Montalvânia, São Francisco, São João da Ponte, São Romão

COMO PARTICIPAR:

Todos os Oficiais e Oficialas de Justiça podem participar, mas devem ficar atentos às convocações. O link para a realização da videoconferência pela plataforma/aplicativo Zoom é disponibilizado via WhatsApp, individualmente, aos Oficiais e Oficialas de Justiça da comarca de acordo com o Cronograma. É importante que os participantes elaborem previamente suas dúvidas, sugestões e anseios ao Sindicato, de maneira clara e objetiva.

Faça o download do aplicativo Zoom préviamente; toque em “Ingressar na reunião”; digite seu nome e Comarca para exibição; selecione em “habilitar aúdio” e aproveite a reunião. Observação: recomendamos que utilize fones de ouvido durante a reunião, assim a qualidade do seu áudio será preservada, diminuindo possíveis “ruídos”.

Clique aqui para ter acesso ao Manual Prático Zoom.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #OJA #VocêNãoEstáSó #AVozdaRegional

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.