Ato no TJMG reforça a continuidade da greve

quarta-feira, 03/04/2013 21:08

Conheça as marchinhas cantadas com entusiasmo pelos manifestantes

Mais uma vez, os servidores da Justiça estadual, das 1ª e 2ª Instâncias, superlotaram o trecho da rua Goiás, em Belo Horizonte, à entrada principal do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em faixas, cartazes e adesivos, e ao som de apitos e animadas paródias de marchinhas antigas, centenas deles compareceram a mais um ato público conjunto convocado pelos sindicatos para manifestar a indignação da categoria diante da intransigência da administração do TJMG nas negociações sobre a implementação do reajuste escalonado. De cima do carro de som, dirigentes dos sindicatos e outros grevistas se revezaram ao microfone dirigindo recados ao presidente do Tribunal e outros desembargadores que têm se destacado nas negativamente nas negociações e nos contatos com os servidores.

“Ou o Tribunal acaba com a evasão ou a evasão acaba com o Tribunal”, avisou o coordenador geral do SINJUS/MG, Robert França. “A negociação de ontem foi para jogar o reajuste escalonado fora. Mas (o reajuste) vai sair, sim. Por isso estamos aqui. Arrancaremos, juntos, o escalonado. Contamos com cada um de vocês.  Escalonado é garantia de salário real até 2017. Não vamos deixar passar este momento. Vamos lutar até o TJMG cumprir o acordo”, exortou o presidente do SINDOJUS/MG, Wander da Costa Ribeiro.  “A greve é legítima”, lembraram várias vezes os servidores.

“Achavam (os desembargadores do TJMG) que a liminar do desembargador Belizário fosse suspender a nossa greve. Mas a greve é legal, é legítima, e o STF reconheceu isso”, frisou um servidor, referindo-se à liminar que foi concedida ontem (terça-feira, 2) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, ao SERJUSMIG, suspendendo a decisão do desembargador Belizário de Lacerda, do TJMG que declarou “ilegítima” a greve dos servidores da 1ª Instância da Justiça do estado de Minas Gerais. “As negociações estão só começando, mas não vamos aceitar qualquer proposta não”, alertou outro servidor, completando: “O momento é de unidade, de não arredar o pé. Não vamos arredar o pé enquanto não houver uma proposta que eleve o nosso nível salarial”.

O ato em frente ao TJMG atraiu oficiais de justiça e outros servidores não só da capital, mas também de várias outras cidades, da Região Metropolitana e de regiões mais longínquas. Antes do ato, logo no início da tarde, os cerca de mil servidores da 1ª Instância que compareceram à assembleia geral convocada pelo SERJUSMIG aprovaram entusiástica e convictamente a continuidade da greve da categoria.

No final desta tarde, dirigentes do SINDOJUS/MG, SINJUS/MG e SERJUSMIG seguiram novamente para o TJMG, para onde estava marcada mais uma reunião de negociações entre os representantes do Órgão e da categoria. A esperança é de que esse novo contato resulte em notícias mais otimistas, já que no encontro de ontem os desembargadores e técnicos que representaram o Tribunal não trouxeram nenhuma contra-proposta ou algo de novo e concreto. Outra expectativa dos servidores é de que, ainda nesta quarta-feira, o ministro Marco Aurélio, relator da reclamação apresentada – em conjunto – pelo SINDOJUS/MG e SINJUS/MG, no STF, siga o exemplo do colega Teori Zavascki e conceda a liminar pleiteada pelas entidades, também suspendendo a decisão do desembargador Belizário que declarou “ilegítima” a greve dos oficiais de justiça e servidores da 2ª Instância.

Veja, a seguir, fotos do ato e letras das marchinhas entoadas pelos servidores

Melodia: “Bom xi bom bom bom bom”

Bom xi bom xi bom bom bom… (4 vezes)

Analisando essa cadeia hereditária,

Servidor quer se livrar desta situação precária

Magistrado cada vez fica mais rico,

Servidor cada vez fica mais pobre

– E o motivo todo mundo já conhece: o meu salário

não sobe, e o subsídio cresce

Bom xi bom xi bom bom bom…

Melodia: “Maria Sapatão”

O Servidor paralisou
Pra luta pode vir

Unindo-se aos seus colegas

Prá vitórias conseguir

Refrão: a luta é no chão, é no chão, é no chão…

Portanto, servidor, de camarote não! (repetir)

Melodia: “Jardineira”

Oh, servidor, por que estás tão triste?

Mas o que foi que te aconteceu?

O servidor tá desvalorizado, os seus

direitos não são respeitados.

Vem servidor, mostre o seu valor!

O seu trabalho valoriza a Justiça

Servidor, você merece trabalhar com mais Justiça!

Melodia: “Ala-la-ô”

Paralisou ô ô ô ô ô ô

Greve Geral, sem justiça não trabalha!

Desvalorização, assim o servidor não para!

Tá sem valor ô ô ô ô ô ô

O nosso reajuste só vive no atraso.

O plano de carreira sem vaga e atrasado.

Tá sem valor ô ô ô ô ô ô

Queremos Data-Base;

Reajuste escalonado;

Respeito, mais justiça,

Direitos assegurados.

O Servidor ô ô ô ô ô ô

Quer ter valor ô ô ô ô ô ô

Melodia: “Coração corintiano”

O Herculano, se eu não me engano,

O Escalonado é pra esse ano. (bis)

Fez um GT, pôs no orçamento,

Mas o servidor não para de sofrer

Ah! Herculano, eu não me engano,

Tu Prometestes foi pra esse ano.

Ah! Herculano, eu não me engano.

Escalonado tem que ser esse ano.