SINDOJUS/MG MARCA PRESENÇA EM ENCONTRO COM DIREÇÃO DO FORO DA CAPITAL: MAIS DE 300 OFICIAIS DE JUSTIÇA REUNIDOS!

segunda-feira, 25/09/2023 18:58

Representado pelo seu Diretor Jurídico, José Adélcio Ferreira, e pelo Assessor Jurídico, Bruno Aguiar, o Sindojus/MG participou, no dia 19 de setembro, de uma reunião conduzida pelo juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, que contou com a presença de mais de 300 Oficiais de Justiça da capital mineira. O Encontro aconteceu no auditório do Fórum Cível e Fazendário, Unidade Raja Gabaglia.  Também estiveram presentes o titular da Gerência de Cumprimento de Mandados (Geman), Marcos Denilson Marzagão, e a coordenadora do gabinete da Direção do Foro, Vanessa Costa.

Durante o evento, o juiz Sérgio Henrique Cordeiro Fernandes destacou a importância do trabalho dos Oficiais de Justiça no desempenho eficaz do Judiciário, especialmente em momentos desafiadores, como a tragédia de Brumadinho em 2019 e o processo judicial da empresa 123 Milhas, considerado como a maior recuperação judicial já registrada no Brasil, envolvendo mais de 700 mil credores.

O magistrado também abordou temas relevantes, como a adoção do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a necessidade de utilizar linguagem objetiva nos processos judiciais, a função de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria-Geral de Justiça, bem como as oportunidades de aprimoramento por meio dos cursos oferecidos pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

O juiz enfatizou a importância da comunicação eficaz entre a direção e os servidores, incentivando sugestões para a melhoria contínua do trabalho dos Oficiais. Ele explicou que sugestões qualificadas são encaminhadas à Corregedoria-Geral de Justiça, onde são avaliadas e defendidas pelo corregedor junto a outros setores do Tribunal de Justiça.

O gerente Marcos Marzagão apresentou o relatório de trabalho da Geman no primeiro semestre de 2023, destacando a atuação eficaz dos Oficiais de Justiça nas 79 regiões administrativas de Belo Horizonte, com a expedição de mais de 225 mil mandados no período. Ele observou que o tempo médio para cumprimento de mandados foi significativamente reduzido nos últimos anos.

Além disso, Marcos Marzagão ressaltou a cooperação dos Oficiais da capital em várias comarcas, incluindo Águas Formosas, Alvinópolis, Corinto, Entre Rios de Minas, Itabirito, Lagoa da Prata e outras sete regiões do Estado.

Já a coordenadora do gabinete da Direção do Foro, Vanessa Costa, falou sobre diversas ações e iniciativas da Corregedoria-Geral de Justiça em favor da melhora na execução do trabalho cotidiano dos Oficiais de Justiça. Ela destacou o respeito e a valorização da atividade desempenhada pelos Oficiais de Justiça na Comarca de Belo Horizonte.

Foi concedida a palavra ao Diretor Jurídico do Sindojus/MG, José Adélcio Ferreira, quando ele expressou seu agradecimento à direção do Foro de Belo Horizonte, pela oportunidade da participação do sindicato na reunião.

Em seguida, os Oficiais de Justiça presentes foram parabenizados por cumprirem os mandados, majoritariamente, dentro do prazo legal.

Vários colegas Oficiais de Justiça tiveram a oportunidade de compartilhar suas preocupações e desafios. O Diretor Jurídico enfatizou que o sindicato está ciente das demandas apresentadas e reivindicando sua solução junto à direção e CGJ do TJMG.

De acordo com o Diretor Jurídico do Sindojus/MG, a reunião foi muito importante, na medida em que proporcionou o diálogo com a Direção do Foro e a GEMAN, para alinhar as necessidades dos Oficiais da capital e as metas da gestão da comarca. “O Sindojus/MG está atento e à disposição de seus filiados para desempenhar todas as ações necessárias enquanto representante da categoria”.

Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/