Alteração nas regras: Para simplificar os processos da PV 2023, TJMG adia publicação de edital

sexta-feira, 01/09/2023 12:32

Nessa quarta-feira, dia 30 de agosto, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS/MG se reuniram para discutir uma proposta de aprimoramento dos processos relativos aos certames das Promoções Verticais (PV). O objetivo é simplificar e agilizar as etapas de inscrição por parte dos servidores e de conferência por parte da Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove). Por isso, foi informado o adiamento da publicação do edital 2023, contudo, foi garantido que essa medida não impactará o cronograma.

Pelas regras atuais, o prazo final para a publicação do edital seria até hoje, dia 31 de agosto. Entretanto, atrasos nos trâmites dos certames de anos anteriores mostram a necessidade de melhorias dos procedimentos. Um exemplo foi a própria PV 2022, cujo edital foi publicado em agosto do ano passado sem a definição do período de inscrições, o que só foi possível divulgar em maio deste ano.

Diante disso, os representantes da Administração do TJMG expressaram o compromisso de apresentar a proposta de aprimoramento aos Sindicatos até a próxima reunião da Mesa de Negociações, prevista para o dia 19 de setembro. Assim, as entidades representantes dos servidores terão a oportunidade de analisar as mudanças propostas com detalhes e oferecer sugestões, caso seja necessário. Uma vez concluída essa etapa, o Tribunal procederá a alteração da Resolução n. 953. Somente após esse trâmite, será possível a publicação do edital da PV 2023.

É importante ressaltar que, como as mudanças buscam simplificar e agilizar as etapas da Promoção Vertical, esse adiamento da publicação do edital não vai impactar o cronograma usual, pelo contrário, poderá torná-lo mais célere.

A orientação dos Sindicatos aos servidores que vão concorrer à PV 2023 é a de aguardar a publicação do edital antes de iniciar o planejamento e a organização para a inscrição, visto que haverá alteração nas regras.

Acompanhe as mídias dos Sindicatos para ficar informado sobre o andamento dessa alteração e sobre tudo que envolve a Promoção Vertical.

Foto: Bruno Carvalho/SINJUS-MG