Parecer do relator na CCJ: PEC 23 é constitucional!

quinta-feira, 21/12/2023 19:00

Ontem (20/12/2023) foi publicado o parecer do relator da PEC 23/2023 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Deputado Federal Afonso Motta (PDT/RS), no sentido da perfeita adequação do texto à Constituição Federal. O relator concluiu pelo atendimento de todos os pressupostos formais e materiais para a admissibilidade da referida PEC, bem como pela inexistência de óbices temporais e circunstanciais para a tramitação da emenda.

Agora, seguiremos batalhando para que a PEC 23 seja pautada na CCJ para a aprovação desse parecer. Apesar de todas as dificuldades para tramitação de uma Proposta que altera a Constituição Federal, a PEC 23 está caminhando em um bom ritmo e temos esperança de que possa ser aprovada até o final do próximo ano.

Vale ressaltar, nesse sentido, que depois da aprovação na CCJ, a PEC é enviada para uma Comissão Especial, que possui o prazo de 40 sessões do Plenário para votar a proposta.

Em seguida, a PEC é enviada para o Plenário e sua aprovação depende do voto favorável de 3/5 dos parlamentares em dois turnos de votação, o que no caso da Câmara dos Deputados representa 308 Deputados. Com relação aos dois turnos, deve ser observado o interstício de 5 sessões entre um e outro, o que pode ser “quebrado” por maioria de votos para agilizar a tramitação da PEC, de forma que os dois turnos ocorram no mesmo dia.

Aprovada no Plenário, a PEC 23 será enviada para o Senado Federal e o rito possui algumas particularidades. A PEC é enviada também para a CCJ, contudo nesse caso a comissão analisa admissibilidade e mérito porque no Senado não há designação de Comissão Especial.

Assim, aprovada na CCJ a PEC será encaminhada para o Plenário, onde deve ser debatida em 5 sessões. A aprovação do Plenário exige aprovação de 3/5 dos Senadores (49 Senadores) em dois turnos, observado o interstício de 5 sessões.

Digno de registo que com alguma frequência o Senado adota um “calendário especial” na tramitação das PECs. Desse modo, é possível dispensa de interstício e até submissão do texto direto ao Plenário sem a análise da CCJ, o que pode tornar a tramitação no Senado mais célere.

Assim, percebe-se que é perfeitamente possível aprovar a PEC 23/2023 no próximo ano. Neste ano, houve a realização de reuniões prévias de articulação, definição do texto, apresentação, coleta de assinaturas (o mínimo é de 1/3 dos Deputados – 171 assinaturas; conseguimos o apoio de 184 Deputados em curto lapso temporal), despacho para a CCJ, designação de relator e elaboração e publicação de parecer.

Tudo isso com muito trabalho, acompanhamento diuturno, articulação, profissionalismo, técnica e participação de diversos Oficiais de Justiça e entidades representativas. Nesse contexto, fundamental o agradecimento para os Deputados Federais André Figueiredo (PDT/CE), autor da PEC, Afonso Motta (PDT/RS), relator da PEC na CCJ, Rui Falcão (PT/SP), presidente da CCJ, Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, e a todos os 184 Deputados signatários da PEC 23. Seguiremos trabalhando duro para que o sonho de incluir os Oficiais de Justiça na Constituição Federal como função essencial à Justiça se torne realidade o quanto antes!

Estamos cada vez mais próximos disso! E a participação de todos os Oficiais de Justiça e suas entidades representativas será fundamental para acelerar o processo legislativo! Vamos todos juntos!
O Sindojus/MG apoia e está ao lado do UNOJUS e das entidades representativas na luta incansável pela aprovação da PEC 23/2023!

Segue abaixo o link do parecer do relator na CCJ. Brasilia/DF, 20 de dezembro de 2023. Instituto UNOJUS

Texto adaptado a partir da publicação: https://www.instagram.com/p/C1HxppNLEaf/