Sindojus/MG participa do VII ENOJUS em São Paulo

terça-feira, 26/09/2023 17:25

Evento reuniu Oficiais de Justiça federais e estaduais de todo o Brasil

O Sindojus/MG, representado pela maioria de sua diretoria e Conselho Fiscal, além de diversos filiados, participou, nos dias 21 e 22 de setembro, do VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUS), que aconteceu em São Paulo/SP.

Organizado pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) e pela Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), a 7ª edição do evento reuniu Oficiais e Oficialas de Justiça de todo Brasil para debater questões de interesse da categoria, como o futuro do Judiciário, a mediação de conflitos, novas atribuições, desafios e inovação.

No primeiro dia do encontro, os participantes acompanharam exposições de fundamental relevância, como, por exemplo, as considerações do Dr. Renato Siqueira de Pretto, Juiz de Direito do TJSP, sobre a inconstitucionalidade do PL 6204/19, que trata da “Desjudicialização da Execução Civil”, um elucidativo painel de diálogo entre a Oficiala de Justiça Claudete Pessoa, presidente do Sindojus/RJ, e o Procurador Jurídico, Dr. Kheyder Loyola, sobre ética e assédio institucional, e a conceituada explanação da Oficiala de Justiça e influenciadora digital Vanessa De Marchi sobre as mais recentes decisões e o embasamento normativo em torno da utilização das ferramentas e tecnologias digitais, redes sociais e demais instrumentos inovadores no cotidiano dos Oficiais de Justiça.

No segundo dia, o evento prosseguiu com novas apresentações de muita relevância, que permitiram aos participantes ampliar seus conhecimentos sobre questões essencialmente ligadas à rotina do oficialato, além da exposição de temas voltados à evolução pessoal, profissional e de classe, com destaque para a brilhante palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella, que adentrou pela necessidade humana de superar dificuldades evolutivas, como entender o papel das experiências passadas e a importância de ações que levem a êxito nas oportunidades.

Outro momento de destaque do dia ficou por conta da Oficiala de Justiça e influenciadora Érica Sakaki, com a abordagem do brilhante trabalho construído pela categoria no âmbito do TRT5, voltado para a discussão e padronização de procedimentos de segurança para os Oficiais de Justiça, mobilização que resultou na criação do Manual de Segurança para os Oficiais daquele tribunal e de todo o Brasil.

A integração das entidades representativas também elevou o espírito participativo da categoria, que pôde confirmar a disposição dos representantes em todas as esferas, garantindo empenho na luta pela evolução dos temas tratados.

O Sindojus/MG agradece a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) e a Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra) pelo brilhante trabalho na organização deste evento tão importante para os Oficiais de Justiça de todo o país. Estendemos nosso reconhecimento aos Oficiais de Justiça de Minas Gerais, filiados ao Sindojus/MG, que enriqueceram o VII ENOJUS com sua presença e participação ativa.