Oficial de Justiça e Conselheiro Fiscal do Sindojus/MG espalha alegria entre crianças em tratamento contra o Câncer na Santa Casa

quinta-feira, 28/09/2023 17:48

Vinícius Carvalho, Oficial de Justiça e Conselheiro Fiscal do Sindojus/MG, foi destaque em uma matéria publicada pelo Jornal Hoje em Dia, em 24 de setembro, graças à sua inspiradora atuação como voluntário na Santa Casa, em Belo Horizonte. Juntamente com seu fiel companheiro de quatro patas, o adorável Chow-Chow chamado Cantona, Vinícius tem proporcionado doses de alegria e diversão a crianças em tratamento contra o câncer no Instituto de Oncologia da Santa Casa.

Apelidado de “Jacó”, Vinícius Carvalho, de 40 anos, tem como companheiro de missão o seu cão Cantona, de dois anos de idade. Semanalmente, eles visitam o complexo hospitalar para realizar sessões de Terapia Assistida por Animais, carinhosamente conhecida como “cãoterapia”. Esta iniciativa, reconhecida mundialmente, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, promover a saúde física, social e emocional das crianças que enfrentam procedimentos invasivos, como a quimioterapia.

O ritual de preparação para essas visitas é meticuloso. Cantona recebe um banho horas antes da visita, suas unhas são cuidadosamente aparadas, e suas patas são higienizadas. Além disso, ele é dócil e mantém todas as suas vacinas em dia, e seu pelo é escovado, para retirar qualquer excesso, antes de entrar no ambulatório. Quando chegam ao local, Cantona é recebido com carinho pelas crianças que formam fila para passear com ele pelos corredores.

Antes de iniciar essa nobre jornada como voluntário na Santa Casa, Vinícius já desempenhava um papel importante na instituição, proporcionando momentos de diversão com um carrinho elétrico doado à mesma. No entanto, sua decisão de incorporar a “cãoterapia” surgiu após assistir a uma sessão envolvendo um Golden Retriever, técnica comum nos Estados Unidos. Ele pesquisou mais sobre o assunto e decidiu testar, e os resultados foram surpreendentes. Cantona interagiu de maneira incrível com as crianças, fazendo com que Vinícius decidisse adotar essa missão de coração.

Com emoção, Vinícius compartilha seus sentimentos ao levar alegria para crianças que enfrentam uma situação tão delicada: “É difícil mensurar, mas aquece o coração. É um bem-estar que me deixa sem palavras. Às vezes, os meninos estão tristes, acanhados e com dor. Mas esquecem tudo para ficar com o cachorro. A doença é colocada de lado e as crianças vivem um mundo de fantasia.”

A oncologista pediátrica Fernanda Tibúrcio explica como funciona a terapia: “O cachorro vai diretamente onde as crianças estão. Ele se desloca até a sala de espera do ambulatório, visita os pacientes no leito da quimioterapia e, às vezes, até entra no consultório. Já houve caso de criança que só entrou para a consulta com a presença do cão. Ele fica à disposição para percorrer todo o espaço, tem circulação livre.”

Para garantir a segurança das crianças, algumas precauções são tomadas, como a limpeza das patas do cão assim que ele chega e a presença de um acompanhante para cada criança durante as interações. Lambidas são proibidas, e as mãos são higienizadas após as brincadeiras.

Inicialmente, a “cãoterapia” enfrentou alguma resistência devido a preocupações com a possível transmissão de doenças. No entanto, após explicações sobre a eficácia e segurança da terapia, a ideia foi bem aceita. A felicidade que Cantona traz supera qualquer preocupação. As crianças agora aguardam com ansiedade os “dias do cachorro”, e as quartas-feiras se tornaram o dia preferido para as consultas.

A psicóloga Juliana Amorim destaca a importância da ação, afirmando que a terapia ajuda a melhorar o humor das crianças, reduzindo o estresse, a tristeza e a ansiedade causados pela permanência no hospital. Além disso, ela estimula a socialização entre os pacientes.

Famílias das crianças também reconhecem os benefícios da “cãoterapia”. Flávia de Paula Santos, mãe de Enzo Gabriel, um dos pacientes, afirma que a presença do cão ajuda seu filho a se sentir mais à vontade com os funcionários e os outros meninos em tratamento. “Meu filho adora o cachorro e está respondendo muito bem ao tratamento.”

Se você deseja apoiar a Santa Casa BH e contribuir para iniciativas como a “cãoterapia”, saiba que existem diversas formas de se tornar um voluntário. Você pode entrar em contato pelo telefone (31) 99723-8452 ou visitar o site santacasabh.org.br/voluntariado/ para obter mais informações.

Fonte: Jornal Hoje em Dia