Sindicatos solicitam ao Tribunal incremento de R$ 5 milhões na PV 2022

quinta-feira, 11/04/2024 19:00

Em mais uma iniciativa em prol da carreira dos servidores, nesta quinta (11), o SINDOJUS-MG, SERJUSMIG e SINJUS-MG protocolaram junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG),  um ofício conjunto solicitando a majoração do valor destinado à Promoção Vertical (PV) 2022. Os Sindicatos pedem um acréscimo de R$ 5 milhões, com o necessário aditamento do edital e retificação da classificação preliminar. Destarte, se a solicitação for atendida, a PV 2022 passaria a contar com orçamento de R$ 30 milhões.

ACESSE AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 08/2024

Embora reconheçam que nos últimos anos houve um avanço importante, que possibilitou a aprovação de 91,8% dos candidatos aptos em 2021, as entidades ressaltam que, na PV 2022, por outro lado, ocorreu uma redução do número de promovidos em termos absolutos e nos percentuais de aprovados. A queda afetou, sobretudo, os servidores que aguardavam a aprovação para a Classe C, à qual somente 60% dos candidatos foram classificados.

“Vale dizer que em outros dois momentos, tanto na gestão atual, quanto na gestão do Desembargador Gilson Lemes, houve um incremento com ampliação do valor destinado à Promoção Vertical, o que permitiu, em cada ocasião, o aumento significativo das vagas e a consequente promoção de mais servidores aptos”, destaca o documento enviado ao TJ.

No ofício 08/2024, os sindicatos que representam a categoria também reivindicam o remanejamento de recursos destinados e não utilizados, face às vagas remanescentes em alguns cargos e classes, visando contemplar mais servidoras e servidores aptos nos outros cargos e classes.

De acordo com o Diretor Geral do Sindojus/MG, Marcelo Lima Goulart, é imprescindível valorizar a carreira como forma de reconhecimento aos servidores, incentivando assim o aprimoramento contínuo e o comprometimento com o serviço jurisdicional, além de atrair os talentos mais qualificados para integrarem o quadro do Poder Judiciário.