Geral

Dia Nacional do Oficial de Justiça: Reconhecimento e Valorização

segunda-feira, 25/03/2024 21:34

No Dia Nacional do Oficial de Justiça, celebrado em 25 de março, o SINDOJUS/MG presta uma homenagem merecida aos seus filiados, destacando a importância vital do trabalho desses profissionais na concretização da justiça. Sob o lema “Reconheça, valorize e respeite: o Oficial de Justiça faz a justiça acontecer!”, o sindicato realiza uma campanha, neste mês de março, que visa sensibilizar a população sobre o papel essencial desempenhado pelos Oficiais de Justiça na efetivação dos atos processuais, que conferem vida às decisões judiciais.

Os Oficiais de Justiça são a ponte entre a decisão do juiz e sua materialização na realidade cotidiana, atuando em diversos cenários, sob condições climáticas variadas e muitas vezes em áreas de difícil acesso. Mais do que simples executores de ordens judiciais, eles são fundamentais para a promoção da conciliação e para o fim dos litígios, contribuindo para a paz social.

Ronaldo Rodrigues, Oficial de Justiça na Comarca de Contagem, destaca a relevância do trabalho da categoria, apesar dos desafios enfrentados no dia a dia, como a sobrecarga de trabalho decorrente do déficit de servidores. A falta de reposição de pessoal tem levado ao adoecimento de muitos colegas, exigindo esforços para reverter essa situação e garantir tanto a qualidade do serviço prestado quanto a qualidade de vida dos profissionais.

Com 40 anos de experiência na Comarca de Juiz de Fora, Valdir Rocha de Freitas, compartilha um relato profundo sobre a intensidade do vínculo emocional dos Oficiais de Justiça com os mandados que executam. Ele descreve como os mandados se tornam parte integrante de suas vidas, permeando seus pensamentos mesmo durante férias e momentos de descanso, refletindo o comprometimento e a entrega desses profissionais à sua missão.

Neste Dia Nacional do Oficial de Justiça, o SINDOJUS/MG reafirma sua luta pela valorização desses servidores do judiciário, buscando garantir melhores condições de trabalho, para que possam continuar desempenhando suas funções de maneira digna e eficiente, em prol da justiça e da sociedade.