Geral

Nova Diretoria do SINDOJUS/MG assume para o Triênio 2024-2026: Compromisso com União, Trabalho e Transparência

terça-feira, 09/01/2024 20:27

A posse da nova diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais (SINDOJUS/MG) para o triênio 2024-2026 foi oficializada em uma cerimônia realizada na Associação Mineira do Ministério Público, nesta segunda-feira, 08 de janeiro. O Diretor Geral, Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart, Oficial de Justiça da Comarca de Viçosa, lidera a nova composição, que inclui cargos executivos, conselho de diretores e conselho fiscal.

O evento reuniu Oficiais de Justiça filiados, servidores públicos, entidades parceiras, autoridades políticas e representantes sindicais, marcando o início da gestão, que se compromete com a defesa dos interesses da categoria.

Compromissos firmados

No discurso de posse, Marcelo Lima Goulart expressou sua gratidão à gestão anterior, reconhecendo o esforço e a dedicação que pavimentaram o caminho para o progresso da categoria. O Diretor Geral reiterou os compromissos da nova administração com valores essenciais, destacando união, trabalho e transparência como pilares fundamentais.

Destacando a importância da união, Marcelo Lima Goulart afirmou: “A coesão entre nós fortalecerá nossa voz e nos permitirá alcançar conquistas significativas em prol dos Oficiais de Justiça”. Quanto ao trabalho, comprometeu-se a dedicar esforços ao bem comum, buscando incessantemente melhorias para cada membro da categoria. Sobre a transparência, reafirmou sua essencialidade para o funcionamento saudável do sindicato, comprometendo-se a promover uma gestão transparente, aberta e acessível: “Acreditamos que a transparência é a base sólida sobre a qual construiremos uma parceria confiável entre sindicato e Oficiais de Justiça”, enfatizou o Diretor Geral.

No encerramento de seu discurso, Marcelo Lima Goulart convidou todos os presentes a se unirem na jornada, ressaltando a importância da determinação para alcançar novos patamares de valorização e reconhecimento para o oficialato mineiro.

Perspectivas e desafios da Nova Diretoria Executiva

A nova gestão inicia seu trabalho com a missão de enfrentar desafios e promover melhorias para os Oficiais de Justiça em Minas Gerais, mantendo a união e o compromisso como os valores que fundamentam a atuação do sindicato.

Marcelo Lima Goulart (Comarca de Viçosa):  “Estamos assumindo o sindicato em um cenário um pouco pessimista para os Oficiais de Justiça, com nossos direitos sendo atacados, tanto em nível federal, a exemplo dos projetos de lei que estão passando atribuições dos Oficiais de Justiça para cartórios, como em nível estadual, com o projeto para a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal. Apesar desse cenário, acredito que, com a união da nossa categoria, vamos defender nossos direitos e conseguir a merecida valorização da classe dos Oficiais de Justiça.”

Luiz Antônio Braga de Oliveira (Comarca de Governador Valadares): “Espero poder trabalhar projetos que foram desenvolvidos no final da gestão de 2018 e tentar trabalhar também políticas que sejam opcionais, priorizando as situações específicas de cada oficial e as diferenças entre as comarcas.”

Marcos Vinícius do Vale (Congonhas): “Nossa expectativa é buscar o melhor para a categoria. Estamos com ideias voltadas para o lado técnico, buscando situações para que ela não perca atribuições no futuro, como está acontecendo atualmente. Precisamos de força, estudar mais o que a categoria precisa e chegar com ideias mais audaciosas junto ao TJMG.”

Dever cumprido: diretoria anterior se despede

Eduardo Rocha (Ex-Diretor Geral): “O sentimento é de que o dever foi cumprido, apesar de todas as dificuldades. Enfrentamos uma pandemia e vários ataques ao Oficial de Justiça, mas deixamos um caminho sedimentado para que a próxima diretoria continue construindo melhores situações para os Oficiais de Justiça, com projetos e vitórias.”

Jocilan Andrade dos Santos (Ex-Diretor Geral): “Minha expectativa é muito boa. A nova diretoria é uma equipe excelente, comprometida com a luta de classe. A expectativa é a melhor possível.”

Fábio Gonçalves (Ex-Diretor de Comunicação): “Deixo a direção do Sindojus com plena satisfação, tranquilidade e profunda gratidão à nossa classe e entidade. Estou satisfeito por termos elevado a reputação do Sindojus de Minas, superando muitos desafios e dificuldades. Cada membro contribuiu ao máximo em suas responsabilidades, preparando o terreno para a nova diretoria enfrentar essa batalha.”

Márcio Aurélio de Almeida Cordeiro (Ex-Diretor Financeiro): “Desejo boa sorte para toda a diretoria que está tomando posse. Tenho certeza de que serão competentes para dar continuidade ao trabalho que já foi realizado.”

Perspectivas:

Desembargador Gilson Lemes (Ex-Presidente do TJMG): “A expectativa é positiva para a nova gestão, mesmo em um momento desafiador para os Oficiais de Justiça. A força e a união, tanto do Sindojus/MG, quanto das entidades federais, podem surtir efeitos e manter as atribuições dos Oficiais de Justiça. Agradeço ao Sindojus/MG pelo bom relacionamento durante minha gestão no TJMG, especialmente ao ex-diretor geral, Eduardo Rocha. Estou à disposição para colaborar no que for preciso e desejo sucesso à nova gestão, visando o contínuo fortalecimento da classe dos Oficiais de Justiça”.

Valdir Batista (Ex-Diretor Geral, Triênio 2018/2020): “Tenho a melhor expectativa possível. Estou muito animado com a nova diretoria: Pessoas novas, principalmente da zona da mata, do norte de Minas.”

Jonathan Porto Galdino do Carmo (Ex-Diretor Geral, Triênio 2015-2018): A minha expectativa é das melhores possíveis. Conheço os novos diretores e sei que são pessoas empenhadas e éticas, que buscam por justiça e dignidade para a nossa categoria.”

Filipe Galego (Diretor do SERJUSMIG): “A expectativa é manter a união entre os sindicatos, buscando melhorias e maiores condições para as categorias. Desejo ao Marcelo Lima Goulart uma grande gestão e que a classe dos oficiais de justiça continue sempre fortalecida.”

Genésio Massao Yamanoi (Presidente da AMOJUS): “A expectativa é de uma aproximação efetiva da nova diretoria com o oficialato, sobretudo, de Belo Horizonte. Aproximação é o principal caminho para conseguirmos nossas conquistas”.

Participações:

  • Desembargadora Yeda Monteiro Athias – Corregedora Geral de Justiça em exercício, representando o Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior – Presidente de TJMG em exercício.
  • Desembargador Gilson Lemes – Ex-presidente do TJMG.
  • Eleandro Alves Almeida – Vice-Presidente do FESOJUS/BR.
  • Mário Medeiros Neto – Presidente da AFOJEBRA.
  • Luiz Felipe Maia – Representando o Dep. Betão.
  • Valdir Batista da Silva – Ex-Diretor Geral do SINDOJUS/MG.
  • Felipe Galego – 3º Vice-Presidente do SERJUSMIG.
  • Alexandre Paulo Pires da Silva – Coordenador-Geral do SINJUS.
  • Genésio Massao Yamanoi – Presidente da AMOJUS.
  • Francisco Vagner Lima Venâncio – Presidente do SINDOJUS/CE.
  • Francisco Luciano dos Santos Júnior – Vice-diretor financeiro do SINDOJUS/CE.
  • Gerardo Alves Lima Filho – Presidente do SINDOJUS/DF.
  • Dênis Lopes de Souza – Vice-presidente do UniOficiais/BR.
  • Alexandre Ramos – Advogado.

Veja, abaixo, a composição da nova diretoria e fotos da solenidade de posse:

Diretoria Executiva:
Diretor Geral: Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart (Viçosa)
Diretor Geral: Luiz Antônio Braga de Oliveira (Governador Valadares)
Diretor Geral: Marcos Vinícius do Vale (Congonhas)

Conselho de Diretores:
Diretor Administrativo: Vinícius Henrique Carvalho Araújo (Santa Luzia)
Diretor Financeiro: Diego Denalvo Freitas Gomes (Santa Luzia)
Diretor Jurídico: Alex Sander Souza Vieira (Grão Mogol)                              

Diretor de Comunicação: Roberto Carlos de Arruda (Aimorés)
Suplente: Marilia Correa Lima Henriques (Juiz de Fora)                        
Suplente: Edmilson Silva Pereira (Belo Horizonte)                                    
Suplente: João Alex Felix dos Santos (Itabira)      

Conselho Fiscal:
Conselheiro Fiscal: João Paulo Cerqueira de Oliveira (Manhuaçu)
Conselheiro Fiscal: Sebastião de Assis Vitorino (Uberlândia)               
Conselheiro Fiscal: Marcos Antônio Machado Ferreira (Uberlândia)
Suplente: Bruno Veo Mendes (Belo Horizonte)