FIM DA GESTÃO UNIÃO, VALORIZAÇÃO E LUTA: CONSCIÊNCIA DO COMPROMISSO, AGRADECIMENTO E EXALTAÇÃO DAS CONQUISTAS

sexta-feira, 29/12/2023 10:59

Chegamos ao final da gestão inspirada pelo lema UNIÃO, VALORIZAÇÃO E LUTA à frente do SINDOJUS/MG. Três anos se passaram desde que assumimos, em um período que ficou marcado por inúmeros desafios. Iniciamos nosso trabalho durante a pandemia mundial, ao lado dos dedicados Oficiais de Justiça mineiros, que seguiram exercendo sua função com coragem e altivez, para garantir o acesso à justiça e o atendimento à população.

Não bastasse o triste episódio pandêmico, assumimos em um momento de severa resistência do TJMG, destinatário do maior foco de ações diretas do sindicato, ao diálogo e interlocução com nossa entidade. Não obstante, esta diretoria atuou incansavelmente para reaver o merecido lugar do SINDOJUS/MG nas tratativas com a representação dos servidores, buscando, obstinadamente, a cada espaço de reinserção conquistado, medidas para garantir melhores condições e a segurança dos Oficiais e Oficialas de Justiça do nosso estado.

Mesmo diante de adversidades, em nenhum momento o SINDOJUS/MG deixou de lutar pelos direitos dos seus filiados.  Enquanto se empenhava em melhorar as condições de trabalho durante a pandemia, a entidade persistia ativamente na busca e garantia de conquistas em prol da categoria.

Merece amplo destaque o progresso alcançado na Mesa de Negociação com o TJMG, onde, junto com representantes dos outros sindicatos, tivemos a oportunidade de apresentar as demandas dos servidores. Importantes conquistas, como os avanços dos processos de Promoção Vertical dos anos de 2021, 2022 e 2023, a recontagem do tempo para vantagens pessoais e o pagamento extraordinário do Plantão Judicial, foram obtidas por meio dessas reuniões.

Em agosto de 2023, a publicação do Provimento nº 412/2023 no Diário do Judiciário Eletrônico (DJe) alterou o prazo de cumprimento de mandados de 20 para 30 dias corridos, atendendo a uma demanda antiga dos Oficiais de Justiça, como resultado de negociações do SINDOJUS/MG com a Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.

Durante esses três anos, o SINDOJUS/MG também atuou ativamente contra situações que impactam diretamente os servidores públicos, entre elas a iminência da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) proposta pelo Governo Federal da época, a iniciativa do Governo Estadual para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a proposição de Emendas à Constituição (PEC) na ALMG, visando revogar dispositivos que requerem consulta popular e facilitar o processo de privatização de empresas públicas do Estado, como Cemig, Copasa e Codemig, pauta em que atuou ao lado de outras entidades, fortalecendo sobremaneira os laços de integração sindical.

Em resposta a essas ameaças, o SINDOJUS/MG tem se empenhado, buscando fortalecer o serviço público, não só em Minas Gerais, mas em todo o país. Atuamos de forma ampla, participando com protagonismo de atividades sindicais e colaborando estreitamente com entidades representativas dos servidores, além de estabelecer parcerias importantes com líderes políticos, na busca pela manutenção de direitos e pela preservação da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

Em um contexto desafiador para os servidores públicos em todo o país, contribuímos proativamente para a criação da FPO – Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça, que tem como missão defender os interesses dos Oficiais de Justiça em âmbito nacional, contando com o apoio do Instituto Nacional dos Oficiais de Justiça (UNOJUS). Também participamos ativamente das ações da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e fortalecemos nossa representatividade na Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça (FESOJUS-BR), colaborando para avanços em nossos objetivos.

Nossa dedicação resultou em conquistas grandiosamente relevantes para a categoria e para todo o serviço público. Podemos dizer que, graças ao diálogo e à UNIÃO, buscando incansavelmente a VALORIZAÇÃO, por meio de muita LUTA, estamos deixando o SINDOJUS/MG em seu apropriado lugar de protagonismo junto às lutas sindicais em nosso estado e no país.

Aproveitamos para agradecer a cada filiado, aos nossos colaboradores, parceiros, lideranças políticas e sindicatos representantes dos servidores do estado, pelo apoio, confiança e contribuição. Também agradecemos aos membros da gestão que se encerra, assim como aos dirigentes das entidades de representação nacional e das entidades coirmãs que representam a categoria nos demais estados, pelo compromisso, companheirismo e dedicação homérica em torno das causas do oficialato.

Por fim, rendemos os mais profícuos votos de sucesso à nova Diretoria vindoura, para conduzir nos caminhos do pleno êxito nossa entidade, que hoje, pelo legado de cada gestão passada, forjado em sua história de muita perseverança, nos agracia com a possibilidade de ser designada orgulhosamente como um SINDICATO FORTE!

Diretoria e Conselho Fiscal do SINDOJUS/MG – Triênio 2021-2023